Por Bruno Ribeiro
Redação – Revista CIPA

Fundada em 1964, a ABEMI – Associação Brasileira de Engenharia Industrial congrega hoje empresas de engenharia de projetos, construção civil, montagens industriais, fabricantes de equipamentos e manutenção e serviços responsáveis pela infraestrutura e pelo parque industrial brasileiro, como também por obras dessas áreas no exterior.

Nos últimos anos, a entidade vem se destacando por ações planejadas para estimular a melhoria das condições de saúde e segurança no trabalho: além de discussões sobre normas e padrões, a entidade promove, há 13 anos, o Seminário de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

renato_abemiUm dos principais responsáveis pelas ações da área de segurança e saúde no trabalho da associação é Renato Paula de Andrade, que comanda a área de Segurança, Meio Ambiente e Responsabilidade Social. Oriundo da Indústria Química, atuou na indústria da construção por mais de 17 anos, estrando no setor durante a construção do Gasoduto Bolívia – Brasil (Gabol), em 1997. Desde então, trabalhou em diversos empreendimentos no segmento de óleo e gás, mineração e energia, da Amazônia até o extremo sul do País.

Com formação em Química, Andrade é Especialista em Meio Ambiente e Planejamento Estratégico e Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Qualidade, Meio Ambiente e Produtividade, tendo cursado ainda MBA em Finanças.

 

Para acessar o conteúdo da Revista digital e conferir a matéria na íntegra, clique aqui.