Na reunião de diretoria realizada em Belo Horizonte no último dia 28, foi formalizada a instalação de estrutura da ABEMI no Estado de Minas Gerais. O propósito principal desta inciativa visa a ampliação da atuação da associação, que tem por objetivo dar continuidade ao trabalho proativo em questões que contribuam para uma política que fortaleça a engenharia industrial brasileira para promover a sustentabilidade do setor, assim como também, a incorporação de novas associadas que permitirá à ABEMI expandir sua atuação com clientes de refinarias de petróleo, indústria de papel e celulose e infraestrutura regional.

O Estado de Minas Gerais se destacou por sua grande participação na atividade de extração de minerais metálicos e responde por mais de 40% da produção mineral nacional, tem forte participação no setor de metalurgia e abriga as maiores empresas ligadas ao setor do país, como a Vale, Gerdau, Usiminas e ArcelorMittal, e concentra de grande parte da cadeia produtiva de metalurgia e siderurgia, fator que estimula a constante demanda por novos projetos e com planos de investimentos a longo prazo.

Nesta empreitada a ABEMI contou com o apoio de empresas associadas e de um grupo de construtoras e montadoras que formam a Comissão de Obras Industriais no Sinduscon-MG e de representante da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). O diretor Regional que vai liderar as ações no novo escritório é Leonardo Guimarães Mendes, da empresa MILPLAN.