Evento do SindusCon-SP e da Abramat reunirá empresários e executivos de toda a cadeia produtiva do setor em 23 e 24 abril, no Expo Transamérica

Fabiana Holtz
Assessoria de Imprensa – SindusCon-SP

 

Com o objetivo de debater as melhores práticas do setor e estimular a troca de experiências em favor da elevação da produtividade na construção, o SindusCon-SP e a Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) realizarão o ConstruBr 2014, em 23 e 24 de abril, no Expo Transamérica.

O evento, que reunirá congresso, feira e rodadas de negócios em um mesmo ambiente, conta com o apoio de mais de 50 entidades representativas do setor, entre as quais Abal, ABCP, ABCIC, Abecip, Abrainc, Abrafati, Abravidro, Abrinstal, CBIC e Fiabci Brasil.

O congresso será aberto com a divulgação de um manifesto em favor da elevação da produtividade na construção. Da solenidade de abertura participarão os presidentes Sergio Watanabe (SindusCon-SP), Walter Cover (Abramat) e Paulo Simão (CBIC). A seguir, Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, e José Rocha (Deloitte) apresentarão estudo sobre o tema. Na sequência, o empresário Jorge Gerdau Johannpeter, presidente da Câmara de Políticas de Gestão, Desempenho e Competitividade da Presidência da República, falará sobre os projetos voltados ao setor relativos à questão. A Booz & Company apresentará os resultados de estudo sobre quanto a burocracia encarece os empreendimentos imobiliários, seguindo-se debate entre lideranças da Abrainc, da CBIC e autoridades da União, do Estado e da capital paulista. O moderador deste painel será Eduardo Capobianco, representante do SindusCon-SP junto à Fiesp.

Na construtora – Questão estratégica para elevar a produtividade, a gestão da construtora será abordada por Enio Andrade (Odebrecht), e a do canteiro de obras pelo professor Ubiraci Espinelli (Poli/USP). Fabio Villas Bôas (SindusCon-SP) falará sobre execução, José Bernasconi (Sinaenco) enfocará o projeto e o professor Eduardo Toledo (Poli/USP) mostrará o BIM como ferramenta de gestão. O vice-presidente de Meio Ambiente do SindusCon-SP, Francisco Vasconcellos, será o moderador deste painel.

Entre os destaques do segundo dia do evento, o consultor Vicente Falconi dissecará a gestão com foco no resultado. O professor Lucio Soibelman (Universidade do Sul da Califórnia) mostrará as novas tendências tecnológicas da construção. Basílio Jafet, presidente da Fiabci-Brasil, apontará as oportunidades de negócios imobiliários no mercado internacional. O painel será moderado por José Romeu Ferraz Neto, representante do SindusCon-SP junto à Fiesp.

Os avanços da industrialização na construção serão apresentados por especialistas como Luiz Henrique Ceotto (Tishman Speyer), Jorge Batlouni e Mauricio Bianchi (SindusCon-SP) e Íria Doniak (Abcic). Odair Senra, vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP, será o moderador.

Em outro painel, especialistas como o professor Orestes Gonçalves (Poli/USP) mostrarão as últimas tendências em gestão de água, energia e resíduos sólidos na construção. O painel será moderado pelo conselheiro vitalício do SindusCon-SP Artur Quaresma Filho. A qualificação da mão de obra e a legalidade da subcontratação no setor terão um painel específico, com moderação do vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, Haruo Ishikawa.

Feira – A área de exposições da feira ocupará um espaço de aproximadamente 4 mil metros quadrados, tendo como expositores as principais empresas do setor: Amanco, Otis, Pormade, Votorantim e Weber Saint Gobain, entre outras, que apresentarão o que há de mais moderno no setor, como inovações em sistemas construtivos e utilização de novos materiais.

Paralelamente, durante os dois dias do ConstruBr, serão realizadas rodadas de negócios – encontros entre construtoras e fornecedores que estão em fase de agendamento. Os fornecedores terão a oportunidade de apresentar o que oferecem de melhor ao seu potencial cliente, de forma totalmente reservada.

Veja a programação completa em www.construbr.com