A INTECH Engenharia completa 15 anos de atuação no segmento de MND (Método Não Destrutivos), colocando sua marca em diversas obras que incluem desde a instalação de redes subterrâneas para concessionárias de energia como AES Eletropaulo, à instalação e substituição de tubulações da Comgás, shore approaches, entre outras.

Fundada pelos empreendedores, José Eduardo Jardim e Carlos Fugazzola Pimenta, em 1998, na cidade de São Paulo, a empresa tem viabilizado sua operação buscando o entendimento das novas tecnologias para internalizá-las. Graças a essa filosofia, a INTECH criou massa crítica local e fortaleceu a indústria brasileira, fomentando o desenvolvimento de fornecedores, o que tem sido um suporte constante na superação de desafios. Inclusive a parceria com a francesa HDI contempla a pesquisa de novas ferramentas de perfuração e até a troca de experiências entre os profissionais franceses e os brasileiros. Com a experiência adquirida, as duas empresas encontraram oportunidades no mercado e conquistaram projetos mais complexos, agregando novas tecnologias aos canteiros de obras no Brasil.

Na lista de superações da INTECH, figuram projetos que incluem desde a instalação de tubulações de PEAD em solo de difícil estabilização, inclusive cruzando o canal de acesso ao Porto de Santos, como em obras onde até então o HDD não era padrão. Nesse último caso, a técnica foi empregada em trechos curtos de travessias no estado do Rio de Janeiro, substituindo métodos tradicionais, com ganho de tempo, de qualidade e de sustentabilidade.

Outro desafio que agregou aprendizado envolveu a criação de um triângulo entre seu cliente e parceiro fornecedor para o desenvolvimento de uma manta termocontrátil para aplicações em tubulações com revestimento de polipropileno, para projetos offshore em águas profundas, sendo homologada por uma das maiores petrolíferas do mundo. Ainda na busca por novos horizontes, a INTECH estruturou-se para também executar obras pelo sistema convencional de abertura de valas, em casos em que o método construtivo é necessário. Inclusive, a empresa já atendeu obras da Comgás, onde a abertura de valas foi necessária.

“A combinação entre a superação dos desafios e o nosso aprendizado compõe o quadro da nossa história. Tal como a engenharia, somos um sistema de gerenciamento integrado, conectado sinergicamente às outras áreas”, refletem os fundadores. Eles comentam que, do departamento financeiro, que entende e sustenta o modus operandi de um projeto complexo, até ao laboratório de fluidos de perfuração, que conhece o detalhe da obra, e a dedicação de seus colaboradores 24 horas por dia nos longínquos canteiros de obra atestam essa integração. “Isso explica porque não estamos falando apenas de uma companhia de serviços, mas sim de uma empresa de engenharia. Falamos da combinação – há muito respeitada – de engenho e arte”, concluem.

 

SOBRE INTECH ENGENHARIA

INTECH Engenharia atua no mercado desde 1998 e é referência nacional na aplicação do Método Não Destrutivo de Perfuração Horizontal Direcional para instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto, biocombustíveis, telecomunicações, descontaminação de solo além de aproximações de praia (shore approaches) e perfuração de poços de petróleo.

Um conjunto de certificações nas áreas de qualidade ISO 9001, meio-ambiente ISO 14001 e segurança OHSAS 18001 endossam a experiência da INTECH. Tendo recebido a homologação de organismos certificadores, a empresa passou a integrar os parâmetros no Sistema de Gestão Integrado (SGI). O recurso adota indicadores pré-determinados pela diretoria da empresa, monitorando-os constantemente. A participação ativa de áreas distintas como a produção, logística e administrativa-financeira alimentam o SGI e criam uma inteligência combinada com outros departamentos.

 

Informações para imprensa
Adriana Roma
(11) 9 9963-5221
(19) 3579-6516
adriana@canaris-com.com.br
Skype: adriana-roma

 

Letícia Milaré
(11) 9 9706-7790
(19) 3579-6516
leticia@canaris-com.com.br
Skype: leticiamilare