A empresa cumpriu todos os requisitos da obra, incluindo uma travessia de rio em HDD e a não interrupção da linha de gás

Com projeto desafiador em São José dos Campos (SP), a empresa cumpriu todos os requisitos da obra, incluindo uma travessia de rio em HDD e a não interrupção da linha de gás durante a interligação de um novo ramal de duto.

A cidade de São José dos Campos é um dos mais importantes pólos industriais do Estado de São Paulo e recebeu a equipe da INTECH Engenharia para realizar a obra de uma distribuidora de gás natural canalizado, ampliando o sistema de distribuição de gás natural. O trecho instalado foi um novo ramal de 450 metros a partir da rede já existente e empregou o Método Não Destrutível (MND), bem como a abertura de valas pelo método convencional.

Segundo o engenheiro Michel Conessa, gerente da obra de São José dos Campos, esse projeto teve duas características especiais e desafiadoras para a INTECH. Além da empresa se responsabilizar pela conclusão de todas as etapas da obra, a operação foi realizada com solda em carga, ou seja, sem interrupção da vazão de gás pelo sistema. “Fizemos todos os trabalhos que uma obra de 100 km teria, como abertura de vala, MND, travessia de rio, solda em carga, testes hidrostáticos e pneumáticos, instalação dos dutos, válvulas, recomposição e instalação da proteção catódica, calçamento e até pintura final”, afirma o gerente.
Com a conclusão da montagem, a equipe iniciou uma fase de testes hidrostáticos e pneumáticos nos dutos e válvulas. Após essa etapa, o revestimento de polietileno dos dutos também passou por inspeção, pois o aço não pode ficar diretamente em contato com o solo. Adicionalmente, foi instalado um sistema de proteção catódica para evitar efeitos corrosivos na tubulação.

Para fazer o revestimento das juntas soldadas da tubulação, foi aplicada manta termocontrátil HTLP 80/B, fornecida pela INTECH. Após os testes, a INTECH fez a recomposição e acabamento da área trabalhada, desmobilizando todo o pessoal até o dia 25 de fevereiro, completando a obra dentro do cronograma estabelecido pelo cliente, garantindo o fornecimento de gás ao novo consumidor.

Na obra como um todo, participaram em torno de 40 colaboradores, incluindo as equipes de solda, de perfuração HDD e topografia, trabalhando em turno único das 7h às 17h.

Fonte: Intech Web News