Circulo Amarelo Esq

Mensagem do presidente

Joaquim Maia, Presidente
Joaquim Maia, Presidente

É com bastante orgulho e com profundo sentimento de responsabilidade que assumo a presidência da ABEMI  para o triênio 2022 a 2025. Desafio esse que só aceitei por ter a plena convicção de que não estarei sozinho. Contarei com o apoio dos demais componentes desta chapa que aceitaram dividir comigo a jornada pelos próximos três anos e em especial pela importante participação da vice-presidente Maria Michielin. 

Esta gestão tem o privilégio de receber uma Associação consolidada, retornando seu protagonismo, financeiramente recuperada, graças ao trabalho edificante, resiliente e visionário realizado pelo agora ex-Presidente Gabriel Aidar Abouchar e sua Diretoria, aos quais agradecemos.

A minha história com esta importante Associação vem de longa data. Participei como diretor estatutário da ABEMI durante oito mandatos.  Fui responsável na ABEMI pela implantação e gestão do PNQP (Plano Nacional de Qualificação Profissional),  qualificando 85.000 profissionais para o mercado de engenharia e construção.

Na gestão que ora se encerra, como diretor nomeado, fui responsável pelo GT de Saneamento Meio Ambiente e Resíduos Sólidos. Também liderei o grupo para o  desenvolvimento e implantação do Comitê Permanente de Compliance exercendo a função de Compliance Officer.

Assim, com essa experiência adquirida, somada à capacidade do corpo diretor, vamos dar continuidade aos projetos e ações já iniciadas e trabalhar no tripé ESG, Transição e Segurança Energética, Indústria 4.0, bem como a busca continua de eficiência operacional em beneficio da nossos Associados e da nossa coletividade. Vamos dar ênfase às ações de sustentabilidade, buscando uma interlocução ainda maior com outras Entidades de Classe, Poder Executivo e Congresso Nacional.

Nosso objetivo é preparar o setor para a transformação digital através da construção 4.0. Vale ressaltar que o Instituto ProEC 4.0, (Programa Brasileiro de Engenharia e Construção 4.0) recém criado de forma visionária pela gestão que se encerra,  no qual a ABEMI é parceira do IE – Instituto de Engenharia, SINICON, Delloite e Parque Tecnologico de Sorocaba,  incorpora a implantação do NECSOR (Nucleo de Engenharia e Construção de Sorocaba), futuro polo de desenvolvimento e aplicação destas tecnologias inovadoras.

Sabemos que a ABEMI tem um papel importante na construção de políticas públicas que venham beneficiar os setores de atuação da engenharia e construção industrial. Assim, é nosso papel fortalecer e expandir os nossos grupos de trabalho no Saneamento Básico (incluindo o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos), Geração (com especial atenção às fontes renováveis e limpas de energia),  Sistemas de Transmissão e Distribuição,  ESG (Environmental Social and Governance),  Juridico (Tributário, Relações Laborais e Contratuais, Equilíbrio Econômico Financeiro, LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados, Meios de Soluções Amigáveis de Conflitos), QSMS (Qualidade, Seguramça Meio Ambiente e Saúde) e Produtividade.

De destacada importância é o prosseguimento e ampliação de nosso acordo e parcerias a exemplo do CII – Contruction Industry Institite – Texas University Austin; com a TRACE – Washington DC visando a certificação em Compliance com reconhecimento global e com o Lean Institute Brasil para a difusão das práticas de Lean Construction.

Também temos que estar atentos às oportunidades no setor de Óleo e Gás,  já que os recentes acontecimentos internacionais evidenciaram a dependência do país na adequação e modernização do parque de refino de petróleo, no transporte e distribuição de gás natural, para os quais o Brasil possui grandes reservas. Outra questão estratégica para o Brasil e também para a ABEMI é a produção local de fertilizantes representada pela crítica dependência de importações destes insumos com impacto direto no agronegócio, principal e competitivo setor produtivo da economia brasileira.

Dada a concentração de investimentos na produção offshore por parte da Petrobras e Operadores Internacionais,  a ABEMI decidiu criar a Diretoria Offshore. Tenho certeza que esta será uma gestão inovadora. E confirmando as palavras da nossa vice-presidente, Maria Michielin, vamos exercer uma liderança horizontal, através do aprimoramento da  governança que represente a união de todos. A nossa filosofia de trabalho será a de pensar no coletivo com resiliência e comprometimento.

Joaquim Maia
Presidente