Nelson-RomanoPrezados associados,

Estamos assumindo uma grande responsabilidade, que é a diretoria da ABEMI, uma Associação que ao longo de mais de 50 anos trabalha uma pauta única em prol do desenvolvimento da engenharia industrial no País. O trabalho bem-sucedido realizado ao longo dessa trajetória em nome de um bem maior fez sobrepujar as adversidades e contribuir efetivamente para que os desafios econômicos e estruturais fossem transpostos e a engenharia se fortalecesse.

Recentemente tivemos um período turbulento que envolveu a imagem e a integridade da Associação, entretanto, com muito trabalho e dedicação de todos, superamos esse revés. Quando analisamos os desafios desse período, assumimos maior responsabilidade na edificação de um futuro ainda melhor.

Temos um árduo caminho pela frente. O Brasil sofre com uma economia fortemente comprometida, juros altos, inflação em ascensão, queda na confiança do investidor e baixo crescimento. Além da perda do grau de investimento por importantes agências de risco. Essa situação propicia um ambiente com baixíssima demanda de serviços, que vem afetando de forma significativa todas as empresas do segmento.

O setor também sofre com a forte competição externa e fatores adversos que oneram ainda mais o desenvolvimento das empresas, como alta carga tributária, legislação trabalhista que necessita ser revista e, adicionalmente, um ambiente político instável que não traz segurança para novas empresas investirem e estimularem a economia.

Como líderes e representantes de um setor tão importante para a sociedade, devemos estar preparados para enfrentar os desafios que se apresentam, cientes de que ainda há muito a ser feito. Nossa missão é propor mudanças e estabelecer uma interlocução ativa e firme frente às necessidades de nossos associados e do setor.
Pretendemos nesta nova gestão fortalecer ainda mais nosso quadro de associados para que tenhamos cada vez mais força para lutar pelo mesmo ideal e, com isso, renovar as equipes que serão compostas por membros antigos e novos.

As comissões técnicas também se empenharão na missão de desenvolver propostas de procedimentos e ferramentas para a otimização e melhoria da qualidade de execução dos serviços. Todos nós da gestão operacional, diretoria e conselho estaremos abertos a sugestões e opiniões dos associados para que juntos possamos superar este momento de adversidade.

A ABEMI tem em sua essência o compromisso com o progresso. É movida por ideais que vislumbram a construção de um País ainda mais forte. O foco está no desenvolvimento de práticas que promovam o aumento da produtividade e crescimento sustentado e competitivo.
A sociedade atual anseia por mudanças. Se a indústria tiver um ambiente favorável para novos investimentos e para ampliar sua capacidade instalada, com certeza haverá subsídios para promover maior competitividade e favorecer toda a cadeia produtiva.

A ABEMI é o resultado do esforço de todos nós. Por fim, reitero a importância da participação de todos nessa empreitada e que, neste momento, reforcemos nosso compromisso com a sociedade e com o Brasil.

Nelson Romano
Diretor Presidente
ABEMI50Anos