Por: Maria Fernanda Romero

Terminou nesta quinta-feira (8), em Houston, no Reliant Park, em Houston, nos Estados Unidos, mais uma edição da Offshore Technology Conference (OTC). Especialistas da indústria de energia offshore em todo o mundo se reuniram durante essa semana para discutir as novidades em produtos e serviços para este mercado, assim como os desafios atuais e futuros da indústria.

Nesta 45º edição do evento foram contabilizados 108.300 participantes, 3,3% a mais que no ano passado, que teve 104.800 presentes. A exposição aumentou de espaço: 63.176m² contra 60.590m² em 2013. O evento contou com a participação de 2.568 empresas, representando 43 países, incluindo 163 novos expositores. Empresas internacionais representaram 44% dos expositores.

A OTC 2014 teve nove painéis, 29 apresentações de executivos em almoços e cafés da manhã, e 308 trabalhos técnicos. As oportunidades de negócios no México nortearam diversos painéis de debates e o impacto da revolução da exploração não convencional em terra no setor de águas profundas offshore foi um dos destaques da conferência.

Mais de 150 professores da área de Houston e 200 estudantes participaram do Instituto de Educação Energia. Os professores aprenderam sobre conceitos científicos de energia e sua importância em uma maneira divertida e descontraída. Estudantes universitários de diversos países também se envolveram, participando da conferência University R&D Showcase, um programa dedicado aos jovens profissionais, que foi realizado na segunda-feira, no primeiro dia do evento.

No próximo ano, a OTC ocorre nos dias 4 a 7 maio de 2015.

Fonte: Revista TN Petróleo