A ABEMI vem realizando diversos trabalhos que consolidam a experiência das empresas associadas nas diversas áreas de atuação e de gestão, sendo seus resultados utilizados como referência no mercado.

As publicações abaixo estão disponibilizadas em material impresso e poderão ser adquiridas na íntegra através da solicitação via e-mail (abemi@abemi.org.br) ou pelos telefones Tel: (11) 3251-03331.

Livros

livro_50_anos

Tendo como pano de fundo a trajetória da Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), a obra reúne ilustrações e imagens que vão desde cenários do século 19 até os grandes empreendimentos construídos no Brasil para mostrar as conquistas que contribuíram para a melhoria da infraestrutura nacional e os desafios enfrentados ao longo do processo.

Ao longo de suas 178 páginas, o livro  retrata diversos momentos históricos que tiveram grande impacto no desenvolvimento econômico e industrial do País, como o decreto assinado em 1785 por D. Maria I exigindo a extinção de qualquer atividade de manufatura no Brasil por ser contrária aos interesses da própria colônia. Anos depois, um alvará expedido por D. João revogaria a decisão e eliminaria um grande entrave para o início da industrialização nacional.

 

livro Engenharia de Projeto

Engenharia de Projeto – O conhecimento essencial

Edição: dezembro 2015
Descrição: Este livro foi idealizado pela diretoria de engenharia e área de consultoria da ABEMI e foi escrito para servir de diretriz para os que atuam ou pretendem atuar na área. Nosso objetivo é proporcionar uma visão mais abrangente sobre o papel da engenharia de projetos. A obra é voltada para diversas indústrias de processamento contínuo entre elas nos segmentos de óleo e gás, petroquímica, química, papel e celulose e termoelétrica. Contribuíram para a criação do livro, profissionais de empresas associadas com ampla experiência no segmento.

 

sistemas_integrados_de_gestaoSistemas Integrados de Gestão

Edição: 2013
Descrição: Esta publicação reúne as conclusões do Grupo de Trabalho de Gestão da associação e traz conceitos básicos sobre o tema, reconhecidos por grande parte das empresas que concebem, projetam e erguem instalações industriais.

O GT de Gestão da ABEMI foi criado em 2012 e, desde então, vem estudando a aplicação dos sistemas de gestão integrada em projetos da associadas, principalmente aqueles de modalidade EPC (Engenharia, Suprimentos e Construção) e EPCM (Engenharia, Suprimentos e Gerenciamento e Construção). O objetivo do livro, explica no prefácio o coordenador do GT, Maurício Godoy (Toyo Setal), é servir de orientação para os profissionais e empresas que cogitam implantar a gestão integrada em seus empreendimentos.

livro-melhoria-de-produtividade-em-tubulacao-pqMelhoria de Produtividade em Tubulação: Problemas – Causas e Soluções

Edição: dezembro/2011
Descrição: Livro editado pela ABEMI, c/ o objetivo de identificar os problemas, suas causas e sugerir soluções para melhorar a produtividade das empresas de engenharia industrial brasileiras, nas áreas de prefabricação e de montagem de tubulação industrial.

 

 

 

Manuais

Hold Points – Cartilha de Esclarecimentos

Edição: outubro/2010
Descrição: Manual com o objetivo de trazer esclarecimentos dos diferentes processos de inspeção, um instrumento de utilização rápida e prática a fim de reduzir os problemas que frequentemente ocorrem nos fornecimentos de equipamentos. Sua aplicação se dará em todos os contratos firmados direta ou indiretamente pela PETROBRAS com aquisição de equipamentos, incluindo também os contratantes EPCistas, os Fabricantes e os Inspetores de Fabricação.

Manual de Operação de Guindastes

Edição: 2ª ed – setembro/89
Descrição: Manual de Segurança para Manutenção e Operação de Equipamentos – Guindastes, elaborado pelo Grupo de Estudos sobre Manutenção Preventiva e Segurança em Equipamentos, composto por profissionais das áreas de Equipamentos, Manutenção, Segurança e Medicina do Trabalho da ABEMI, aborda os seguintes tópicos: 1) Aspectos Relativos aos Operadores (processo de seleção; treinamento; avaliação de desempenho, etc., 2) Aspectos Relativos ao Equipamento e Manutenção (objetivo; documentos a consultar e operação segura/manutenção), 3) Aspectos Relativos ao Local e Condições de Trabalho (tipos de empreendimento; acessos e locais de movimentação de cargas; condições ambientais etc.)

Indicadores Estatísticos de Acidentes

Edição: anual
Descrição: Levantamento anual elaborado pela Comissão de Engenharia de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – CESMT/ABEMI, junto às empresas de Construção Civil Industrial e Pesada e de Montagem e Manutenção Industriais, desde 1984, aborda: Área de Atuação; Localização Regional das Obras e Serviços; Perfil Médio das Obras – nº de funcionários; Investimentos (EPI, SESMT, Treinamento, Ambulatório e Medicamentos); Perfil Médio das Obras – duração; Dimensionamento do SESMT; Veiculação das Informações; Custo de Acidentes; Taxa de Freqüência – Média Anual; Taxa de Gravidade – Média Anual.

Guia para Implantação de Sistema de Qualidade em Projetos de Engenharia

Edição: novembro/1991
Descrição: Este Guia tem por objetivo fornecer subsídios para implantação de Sistema da Qualidade nas atividades de Engenharia Consultiva e de Projeto.

Gerenciamento e Controle Ambiental

Edição: 1996
Descrição: Elaborado pela Subcomissão de Meio Ambiente da CESMT/ABEMI, serve como referência básica para as empresas implantarem Sistemas de Gerenciamento Ambiental, dentro dos padrões técnicos e legais aceitáveis e exigidos no País.

Manual Orientativo PCMAT

Edição: 1996
Descrição: Elaborado pela CESMT/ABEMI, tem a finalidade de fornecer subsídios para as empresas de Construção Civil e Montagem Industriais implantarem a Norma Regulamentadora nº 18 ( NR – 18 ) – Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, da Lei nº 6.514 de 08/06/78.

 

Acidentes do Trabalho – Manual de Responsabilidade Civil e Criminal

Edição: 1996
Descrição: Elaborado por Grupo de Trabalho da CESMT com a colaboração de representantes da Comissão de Assuntos Jurídicos/ABEMI. Alerta sobre a responsabilidade de gerentes de projeto, engºs. de produção e engºs. e técnicos de segurança do trabalho, pois como prepostos da empresa, serão responsabilizados solidariamente com os seus superiores, quanto a Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Desmonte de Rochas com Explosivos

Edição: novembro/99
Descrição: Noções Elementares para o Gerenciamento de Riscos no Desmonte de Rochas com Explosivos, de autoria de Fernando G. Magnani, Engº Civil e de Segurança do Trabalho, contou com a participação de membros da CESMT/ABEMI. O trabalho aborda, dentre outros temas: Aspectos Elementares da Geologia; Características Principais dos Explosivos; Acessórios de Detonação; Transporte e Armazenagem de Explosivos; Equipamentos e Acessórios para Perfuração de Rochas; Plano de Fogo para Desmonte de Rochas a Céu Aberto; Prevenção de Acidentes do Trabalho no Emprego de Explosivos para o Desmonte de Rochas.

Prevenção de Acidentes do Trabalho na Carpintaria

Edição: 1994
Descrição: Manual de instruções contendo informações e procedimentos de prevenção de acidentes nas atividades de carpintaria no âmbito da Construção Civil.