O que esperar sobre o cenário econômico de 2015? No final de dezembro de 2014, o canal Petronotícias buscou ouvir as perspectivas sobre o assunto de diversos formadores de opinião, entre eles, o presidente da Projectus Consultoria Ltda e vice-presidente da ABEMI, Márcio Alberto Cancellara.

Segundo o executivo, o ano em exercício aponta para um cenário nada promissor e o agravamento da crise em que vive o setor da engenharia industrial como consequência da redução de investimentos:

“Creio que será um ano de profundos ajustes e crescimento nulo. A mudança de governos e, consequentemente, de equipes de gestão em estatais e empresas públicas contribuirá para certa paralisação das atividades nesses órgãos. As empresas de engenharia industrial, que já estão sofrendo com a desaceleração, devem ter sua situação agravada, ocasionando desmobilizações de grande quantidade de pessoal. Desdobramentos da operação Lava-jato devem igualmente arrefecer a economia, visto que a Petrobras é o maior investidor do país. Redução do preço das commodities levará à suspensão de investimentos nas áreas petroquímica, de mineração e siderurgia.

No âmbito industrial e de energia, as companhias estatais deveriam selecionar projetos de baixo investimento, porém de rápida implementação, para manter, pelo menos, parte da cadeia de fornecedores ativa. A liberação da contratação de projetos executivos que significam menos de 5% de um empreendimento poderia servir de preparação para futura contratação de obras com orçamento definido, evitando flutuações de preço.”

Veja a matéria completa em: http://www.petronoticias.com.br/archives/62409